Natal por Canindé Soares

Canindé Soares   (Foto: Davison Cavalcanti)

A cidade de Natal é tema de uma exposição do premiado fotógrafo Canindé Soares no Natal Shopping. O artista selecionou 26 imagens de paisagens diversas que estão expostas ao público na loja nº 328.
As fotos estão em quadros emoldurados e à venda ao preço de R$ 380. “Essa exposição busca sintetizar Natal; o paisagístico, a arquitetura antiga, praias. A exposição retrata a cidade e seus diversos aspectos”, disse Canindé. No espaço, predominam imagens das praias e vistas aéreas da cidade. Estão expostas algumas das primeiras fotos feitas com câmera digital pelo artista, em 2002. “A direção do shopping me convidou para realizar esse evento e cedeu o espaço, a ambientação e iluminação. As fotos foram escolhidas por mim”, assevera.
Canindé Soares tem 53 anos, é casado, 2 filhos e é fotógrafo há mais de 35 anos. É natural de São Bento do Trairi. De origem humilde, lembra o primeiro curso de fotografia- feito por correspondência, mas não concluído por falta de dinheiro.
 “Hoje consigo viver da Fotografia. Cerca de 30% da minha renda provém da venda de imagens”, calcula. Canindé retrata eventos diversos e possui um acervo de imagens que são vendidas principalmente para o segmento de turismo, seguido de editoras de livros didáticos.  O fotógrafo ainda possui um blog e um site. No primeiro - blog Canindé Soares- ele divulga imagens dos trabalhos realizados (que são rapidamente postados). “Sou previamente contratado, vou lá, faço as fotos e posto no blog”, informou. O blog tem uma média de mil acessos diários. O segundo é um site que ainda está em desenvolvimento e pretende ser lucrativo: “Será um banco de imagens virtual, dividido em diversas temáticas do RN, à venda: gastronomia, artesanato, religiosidade, praias. Postamos 500 imagens até agora e iremos ampliar esse número. O internauta encontrará imagens sobre qualquer assunto relacionado ao RN”, informou.
Mais conhecido pelas paisagens evocando as belezas do estado, Canindé também tem trabalhos com enfoque mais foto-jornalístico ou documental: “Tenho diversos trabalhos nessas áreas, mas não são imagens divulgadas com muita evidência”, refletiu. O fotógrafo Ney Douglas do Novo Jornal acrescenta: “É um cara que não está preocupado com o ‘contemporâneo’. Está preocupado com a fotografia, é um entusiasta da fotografia, que ele divulga muito bem”.

Tem repercutibo bem um trabalho realizado para o portal UOL. Canindé passou dez dias fotografando paisagens potiguares, percorrendo os principais roteiros de lazer, gastronomia e cultura do estado. O trabalho rendeu 7 álbuns com os temas “Natal”. “Gastronomia”. “Pipa”, “São Miguel do Gostoso”, “Maracajaú”, “Centro Histórico” e “Praias”. Semana passada, ele recebeu uma ligação da governadora Rosalba Ciarlini, que o cumprimentou pela repercussão do trabalho de divulgação do estado. “Uso bastante a internet para divulgar as maravilhas do estado”, afirmou.

Em Novembro Canindé pretende lançar seu terceiro livro de fotografias. O título será o mesmo do lançado em 2012: Natal, por Canindé Soares. “O projeto está em fase de finalização. Haverá, no máximo 100 imagens. O livro será impresso em acabamento especial; as imagens terão legendas. Quero fazer numa embalagem diferenciada, própria para presentear”, revelou, visando o período natalino. “Esse novo livro foi editado com base nas críticas recebida dos fotógrafos Orlando Brito e Marcelo Buainaim”.
O livro anterior foi bancado por investimento do fotógrafo e por meio de empréstimos a amigos: “O livro vendeu bem e eu consegui viabilizar rapidamente o valor gasto”. Para essa edição quero obter patrocínios. Mas se não relar patrocínios? “Aí farei vendas antecipada para os amigos”, disse.
Ele evoca as amizades: “A torcida muito grande de amigos tem mudado a minha vida.” Postei ontem uma foto do estádio Arena das Dunas e, em menos de 24 h teve quase sete mil visualizações. Muitos companheiros ajudam na divulgação do meu trabalho.
O fotógrafo orgulha-se de títulos recebidos no estado. Recentemente, o de Cidadão Macauense (2013). Em 2010 recebeu o título pelo município de Natal.
Mais prêmios: esse ano Canindé foi um dos vencedores do 38º Prêmio Abril de Jornalismo, com uma fotografia publicada na em uma reportagem da Revista Nova Escola, 2012. A premiação foi em Abril.
“Os últimos dez anos foram extremamente importantes para mim. Nessa trajetória, tive trabalhos importantes. Fui contratado para fotografar, com exclusividade o atleta David Beckham quando veio a Natal. Era eu e um fotógrafo da Agência Reuters. Ele fazia a fotografia internacional e eu fazia as imagens para distribuir à imprensa nacional. Ele já fez as fotos de uma turnê da cantora Marisa Monte pelo nordeste e fez cobertura das visitas de Pelé (2006) e Bill Clinton(2010) a Natal, com exclusividade. “Nessas ocasiões, sempre me coloco na posição de fotógrafo. Mas o Pelé veio puxar conversa”, riu. 
Canindé também profere palestras em universidades sobre Fotografia, Fotojornalismo e mercado de trabalho. Ele aproveita para contar aos estudantes um pouco sobre sua origem e percalços na carreira. “Diante do que conquistei hoje, não tenho sonhos. Consegui muito mais do que eu sonhava”, disse.
Canindé disse que a exposição tem recebido elogios por parte do público, mas isso lhe traz certo incômodo: “Gosto do olhar crítico Quero os elogios, mas também a crítica. Não sei se as pessoas receiam me desagradar, mas eu acho muito bom receber também uma crítica construtiva”, explica.
O fotógrafo acredita que ganha muito aquém do que deveria diante do trabalho que faz, mas garante que está satisfeito: “Costumo dizer: ‘Enquanto alguns amigos vão para a Europa, prefiro o interior do Rio Grande do Norte e estou feliz dessa forma’. Se a gente ficar pensando nessa história de consumir, comprar, você acaba não sendo feliz”, atenta.


A exposição vai até o dia 14 de Outubro.

Segue abaixo algumas imagens do artista:

O Blog está sempre atualizado: http://canindesoares.com/
O Banco de Imagens do RN: http://www.csfotojornalismo.net/





Comentários